sábado, fevereiro 19, 2011

Falando de turismo, a propósito de turismo!?

No vídeo aqui em cima (que encontrei no Blog dos Manteigas) podemos apreciar um autarca da nossa região (presidente da CM Manteigas) que, referindo-se ao desenvolvimento do turismo na serra da Estrela, efectivamente fala de turismo na serra da Estrela! Fala das paisagens, de BTT, de parapente, de caminhadas, e até refere o respeito pela natureza! Eu gosto de ouvir estas coisas! Ainda mais por acontecer tão raramente!

É que o normal é que quando um autarca (ou empresário) da região se pretende referir ao desenvolvimento do turismo na serra, acabe de facto a falar apenas de construções na serra: uma nova estrada asfaltada aqui, um teleférico ali, uma minicidade mais além, um casino acoli, mais um centro de estágios desportivos, um de congressos e dois comerciais, um hotel de charme, um restaurante panorâmico, etc, etc, etc. Ou então, que delire sobre concorrermos com os Alpes e os Pirinéus.
(Isto que acabo de dizer é mais verdade para uns do que para outros; mas é especialmente verdade para os da Covilhã).

Será este mais um sinal de que a forma como os autarcas vêm o turismo e a serra está a mudar (outro sinal foi a criação do CISE pela câmara de Seia há alguns anos)? Oxalá! E, se for, parabéns a Manteigas!

1 comentário:

Tiaguss disse...

Gostei!
Manteigas está estrategicamente muito bem colocada e o concelho tem muito potencial turístico. Gostei de ouvir o sr. presidente falar de respeito e demonstrar uma visão de turismo de Natureza saudável.
Ainda este mês, possibilitou ao Clube de Voo Livre Vertical (do qual sou associado à mais de 10 anos) assentar "arraiais" no concelho. Isto demonstra visão, sabe que o concelho só tem a ganhar tendo este motor do parapente nacional ali a "morar". As provas de BTT do campeonato nacional que se fizeram em Manteigas, corrida de montanha, os percursos pedestres, etc... tudo isto leva cada vez mais gente ao concelho e ficam visitantes assíduos. O parapente em Vale da Amoreira e Sameiro é um bom exemplo disso.
Esperemos que outros sigam o exemplo.

PS: Só um "aparte", quem fez a reportagem poderia ter tido outro cuidado com as imagens. E que tal mostrarem imagens de parapente do local que se fala?? É que todas as que mostraram são de Linhares da Beira. Também é Serra da Estrela sem duvida, mas é uma questão de coerência.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!